Nelson d’Aires
NELSON D’AIRES
Nasceu no concelho de Vila do Conde, em 1975.
Formado na área da construção civil, abandona a actividade em 2005. Em 2006, estabelece-se como fotógrafo independente e desde então dedica-se a explorar o território da fotografia documental. No mesmo ano vence o prémio Novo Talento Fotografia FNAC com a série “Contra-Fogo” (2005) e é convidado a integrar o colectivo Kameraphoto, onde se manteve até ao seu final (2014) a desenvolver projectos colectivos (exposições e livros) onde se destacam: “Um Diário da República” (2010/2012), “A State of Affairs”(2009) e “Kameraphoto no MNAA” (2014), o último trabalho do colectivo desenvolvido na “MNAA – Olhares Contemporâneos, Residência da Fundação EDP no Museu Nacional de Arte Antiga”.
“Erosão” (2013) é o seu primeiro livro individual, que trata alguns assuntos da sociedade portuguesa relativos ao ano de 2012, provocados pelo Programa de Assistência Financeira União Europeia/FMI.
No período de 2009 a 2012, colaborou como fotojornalista com alguns títulos da imprensa portuguesa e internacional. Ao longo desses anos os seus trabalhos foram premiados, destaca-se em 2011 o Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, com a reportagem “Leandro”.
“Solar” (2017) é o seu último livro individual e que pertence ao projecto “Viagens Na Minha Terra”, desenvolvido em parceria com Augusto Brázio. O projecto “Viagens Na Minha Terra”, invoca os valores criativos do romance de Almeida de Garret, para produzir, a partir de viagens feitas no território de Portugal, documentos fotográficos, através de uma mistura de estilos e de géneros, pelo cruzamento de uma linguagem ora clássica ou contemporânea; ora erudita ou popular; ora jornalística ou conceptual.
Está representado em colecções de fotografia, como BESart e Fundação EDP.
URDIDURA
Nelson d'Aires
na Covilhã
URDIDURA é um ensaio fotográfico produzido por Nelson d’Aires no concelho da Covilhã durante várias viagens no mês de Outubro de 2018 e 2019 para o projecto Viagens na Minha Terra.
SOLAR
Nelson d'Aires
em Oliveira do Bairro
SOLAR é um ensaio fotográfico realizado e por Nelson d’Aires no concelho de Oliveira do Bairro durante algumas viagens nos meses de Maio, Junho e Agosto de 2017, onde o autor colocou-se à experiência de ver a paisagem e as pessoas que na estrada encontrou, num concelho com um solo rico em barro e cal que fomentou a criação de uma forte indústria cerâmica e construções feitas com adobe, actualmente vencidas pelas diversas influências da emigração e que que chegou a ser extinto mas que se volta a constituir passado três anos no final do séc. XIX.
SOPÉ
Augusto Brázio & Nelson d'Aires
em Torres Novas
“Sopé” advém das experiências errantes de dois fotógrafos no concelho de Torres Novas. As suas fotografias documentam de forma pessoal o contacto directo com a paisagem e os torrejanos que encontraram. “Sopé” inaugura o projecto "Viagens da Minha Terra".