O programa da masterclass parte de um conjunto de assuntos determinantes para a produção fotográfica num território. Cada assunto será leccionado pelos fotógrafos Augusto Brázio e Nelson d'Aires com experiência reconhecida na temática a desenvolver. A juntar à possibilidade de compreender as bases de alguns aspectos próprios da narrativa fotográfica, o conjunto das sessões permitirá olhar uma fotografia para além das questões técnicas, dando possibilidade ao início da construção de um projecto pessoal, apoiado pelo contacto e partilha entre os formandos e os fotógrafos autores envolvidos no programa.
Testemunhos
Ana Ferrão
“Mais do que o tirar fotografias, no Masterclass Viagens na Minha Terra adquirimos as bases para tirar A fotografia, isto é, não é uma formação mas sim uma partilha de conhecimentos, de experiências e de novas formas de olhar. ”
Participante da masterclass: Águeda, Oliveira do Bairro
Carlos Barradas
“A minha candidatura à Masterclass fundamentou-se no desejo de consolidar e aprofundar o meu conhecimento fotográfico prévio, numa temática que me era familiar e pertinente. Para tal, a motivação surgiu sobretudo do facto de esta ser dirigida por dois fotógrafos de cujo trabalho sou há já muito tempo admirador. Entre diversas vantagens, destaco o período de tempo que me parece adequado para uma iniciativa deste género, possibilitando não só a produção de novo trabalho, mas também uma cuidada análise posterior do mesmo. A interacção e disponibilidade do Augusto e do Nelson para com os/as alunos/as são, de resto, insuperáveis, bem como a sua capacidade comunicativa. Por último, é de referir que é uma mais-valia óbvia poder presenciar os modos pelos quais cada um deles trabalha, abrindo novas perspectivas e possibilidades para o meu próprio trabalho.”
Participante da masterclass: Águeda, Oliveira do Bairro
Tânia Araújo
Como estar, como fazer, como pensar um projeto e chegar à narrativa final, num conjunto onde as imagens, a edição e o som, mostram o resultado final. Tudo isto foi um processo construtivo e inspirador de uma equipa de trabalho profissional. Um enorme obrigada!
Participante da masterclass: Covilhã
Rui da Silva
“O balanço que faço da minha participação na Masterclass dada pelo Augusto Brázio e pelo Nelson D’Aires é extremamente positivo. Foram uns meses de aprendizagem, de descobertas de outros pontos de vista e de partilha. Como bónus, veio a quase instantânea empatia e cumplicidade entre todos e uma amizade das boas. Foi uma experiência fantástica e ainda bem que me inscrevi!”
Participante da masterclass: Águeda, Oliveira do Bairro
Valongo - 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de Setembro
O projecto "Viagens Na Minha Terra" vai realizar a sua sétima Masterclass através de um Laboratório de Fotografia em Valongo.
Esta proposta toma como base a matéria imagética proporcionada pelo território do concelho de Valongo. Recorrendo ao património paisagístico e imaterial , serão criadas ligações de afinidade entre a dimensão do território, da palavra, da música e da fotografia.
O projecto "Viagens Na Minha Terra" vai realizar a sua sexta Masterclass através de um Laboratório de Fotografia no Teatro Aveirense.
Esta proposta toma como base a matéria imagética proporcionada pelo territórioconcelho de Aveiro. Recorrendo ao património paisagístico e imaterial , serão criadas ligações de afinidade entre a dimensão do território, da palavra, da música e da fotografia.
O projecto "Viagens Na Minha Terra" vai realizar a terceira Masterclass de fotografia, desta vez, integrada no Festival Y#14 - festival de artes performativas, a partir do universo temático "Cartografias-do interior para o exterior e vice-versa". O festival Y#14 tem direcção artística de Rui Sena e organização da Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã.
Paredes de Coura - 9, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 Março
O projecto "Viagens Na Minha Terra" vai realizar a sua quarta Masterclass, desta vez num Laboratório de Fotografia integrado no pré-programa do REALIZAR:poesia 2019 que acontece em Paredes de Coura. Este ano a partir do universo da relação entre palavra e imagem. O REALIZAR:poesia tem direcção artística de Isaque Ferreira e é organizado pelo município de Paredes de Coura.
Com a masterclass ocorrida no Teatro Virgínia, a fotógrafos locais, pretendeu-se criar um grupo informal e ativo localmente para continuar a produzir trabalhos e estimular futuras gerações com os seus conhecimentos. O resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e por Augusto Brázio e Nelson d’Aires, foram apresentados sob a forma de projecção digital no dia 17 Outubro no Teatro Virgínia após concerto do duo " Lavoisier", cujo mote "Na natureza nada se perde nada se cria tudo se TRANSFORMA" deu o tom para uma nova abordagem da música tradicional portuguesa.