Masterclass
Masterclass
O programa da masterclass parte de um conjunto de assuntos determinantes para a produção fotográfica num território. Cada assunto será leccionado pelos fotógrafos Augusto Brázio e Nelson d'Aires com experiência reconhecida na temática a desenvolver. A juntar à possibilidade de compreender as bases de alguns aspectos próprios da narrativa fotográfica, o conjunto das sessões permitirá olhar uma fotografia para além das questões técnicas, dando possibilidade ao início da construção de um projecto pessoal, apoiado pelo contacto e partilha entre os formandos e os fotógrafos autores envolvidos no programa.
Testemunhos
Marilyn Marques
“ A experiência que tive com esta MasterClass foi muito importante para mim, levou-me a conhecer e a explorar melhor a cidade onde vivo e a interação com os outros membros participantes foi muito positiva e de muita partilha. Poder absorver conhecimento com os fotógrafos Nelson e Augusto foi um privilegio. Sou muito grata aos responsáveis pela vinda deste projecto a minha terra. E a viagem continua...”
Participante da masterclass: Águeda, Oliveira do Bairro
Bárbara Flores
“Na Fotografia é imperativo entendermos a luz e este Masterclass fez-me ver-la de uma maneira muito diferente. Ensinou-me que onde há luz há sombra e que essa luz tem uma origem, que vem numa certa direção, que chega com uma certa força e que por sua vez uma sombra resulta, dura ou suave. Fizeram-me entender que ao conseguirmos compreendê-la conseguimos manipula-la com “persianas”, criando imagens que despertam sensações e emoções. Ao início foi uma surpresa para mim, nem queria acreditar que este Master estava para acontecer aqui tão perto de mim. Foi uma experiência incrível, única, bem vivida e com ambiente fantástico. A partilha de conhecimentos por parte do Augusto e do Nelson é única, diferente.”
Participante da masterclass: Águeda, Oliveira do Bairro
Rita Gil
Descrever com justiça a participação na Masterclass "Viagens Na Minha Terra" é uma tarefa praticamente impossível. Poderia referir a extrema importância do projecto em si enquanto meio documental e artístico, ou a rara combinação de competências técnicas e criativas/autorais de ambos os orientadores (Augusto Brázio e Nelson d'Aires), ou mesmo a sorte de ter entrado num grupo de trabalho incrível que tornou mais solto e despretensioso todo o processo de formação e de criação. Sem dúvida é uma experiência a recomendar (a quem tenha ou não formação prévia) e onde existe um espaço aberto para dúvidas, críticas e trocas de opinião, com acompanhamento competente, pedagógico e informal. Foi um prazer poder aprender,evoluir, pensar e fazer fotografia em todo esse ambiente que deixou boas memórias, rodeada de uma serra de cortar a respiração, que tão bem nos soube receber.
Participante da masterclass: Covilhã
Carlos Barradas
“A minha candidatura à Masterclass fundamentou-se no desejo de consolidar e aprofundar o meu conhecimento fotográfico prévio, numa temática que me era familiar e pertinente. Para tal, a motivação surgiu sobretudo do facto de esta ser dirigida por dois fotógrafos de cujo trabalho sou há já muito tempo admirador. Entre diversas vantagens, destaco o período de tempo que me parece adequado para uma iniciativa deste género, possibilitando não só a produção de novo trabalho, mas também uma cuidada análise posterior do mesmo. A interacção e disponibilidade do Augusto e do Nelson para com os/as alunos/as são, de resto, insuperáveis, bem como a sua capacidade comunicativa. Por último, é de referir que é uma mais-valia óbvia poder presenciar os modos pelos quais cada um deles trabalha, abrindo novas perspectivas e possibilidades para o meu próprio trabalho.”