Masterclass
Masterclass
O programa da masterclass parte de um conjunto de assuntos determinantes para a produção fotográfica num território. Cada assunto será leccionado pelos fotógrafos Augusto Brázio e Nelson d'Aires com experiência reconhecida na temática a desenvolver. A juntar à possibilidade de compreender as bases de alguns aspectos próprios da narrativa fotográfica, o conjunto das sessões permitirá olhar uma fotografia para além das questões técnicas, dando possibilidade ao início da construção de um projecto pessoal, apoiado pelo contacto e partilha entre os formandos e os fotógrafos autores envolvidos no programa.
Testemunhos
Cátia Sabino
Nesta Masterclass, para além de ter conhecido muitas boas pessoas, entre as quais partilhamos experiências e conhecimentos fotográficos que ajudou, cada um em particular e no seu conjunto, a crescermos a níveis fotográficos, tive também o privilégio de aprender e ver de perto o trabalho de dois grandes fotógrafos, Augusto Brázio e Nelson D'Aires, que nas quatro semanas que tinham disponíveis para estar connosco, fizeram de tudo para nos transmitir o seu conhecimento fotográfico, para que nós pudéssemos ser melhores fotógrafos. Sinto que com esta Masterclass não aprendi só a tirar uma fotografia, como comecei a aprender a ver uma fotografia, aquela fotografia que não dizendo muito diz tudo.
Participante da masterclass: Covilhã
Tânia Araújo
Como estar, como fazer, como pensar um projeto e chegar à narrativa final, num conjunto onde as imagens, a edição e o som, mostram o resultado final. Tudo isto foi um processo construtivo e inspirador de uma equipa de trabalho profissional. Um enorme obrigada!
Participante da masterclass: Covilhã
Rita Gil
Descrever com justiça a participação na Masterclass "Viagens Na Minha Terra" é uma tarefa praticamente impossível. Poderia referir a extrema importância do projecto em si enquanto meio documental e artístico, ou a rara combinação de competências técnicas e criativas/autorais de ambos os orientadores (Augusto Brázio e Nelson d'Aires), ou mesmo a sorte de ter entrado num grupo de trabalho incrível que tornou mais solto e despretensioso todo o processo de formação e de criação. Sem dúvida é uma experiência a recomendar (a quem tenha ou não formação prévia) e onde existe um espaço aberto para dúvidas, críticas e trocas de opinião, com acompanhamento competente, pedagógico e informal. Foi um prazer poder aprender,evoluir, pensar e fazer fotografia em todo esse ambiente que deixou boas memórias, rodeada de uma serra de cortar a respiração, que tão bem nos soube receber.
Participante da masterclass: Covilhã
Ana Ferrão
“Mais do que o tirar fotografias, no Masterclass Viagens na Minha Terra adquirimos as bases para tirar A fotografia, isto é, não é uma formação mas sim uma partilha de conhecimentos, de experiências e de novas formas de olhar. ”